Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2011

Mt 21, 12- 13

 "Jesus entrou no templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos negociantes de pombas e disse-lhes: Está escrito: Minha casa é uma casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de ladrões!" Não é isso que vemos hoje? A Igreja não virou um verdadeiro comércio? Venda de livros e cd's durante cultos, e ainda existe uma forma mais conveniente de fazer oferta: "Para sua maior comodidade e segurança, deposite seu dinheiro no banco... Na agência... Na conta... " O pior de tudo é que isso é feito explicitamente, como se fosse tudo normal. Fazem comércio até da Palavra de Deus: "Bíblias a partir de $ 9.90, vários tamanhos e cores". Onde vamos parar?

Is 43, 10- 12

"Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, e meus servos que eu escolhi, a fim de que se reconheça e que me acreditem e que se compreenda que sou eu. Nenhum deus foi formado antes de mim, e não haverá outros depois de mim. Sou eu, sou eu o Senhor, não há outro salvador a não ser eu. Sou eu quem predisse e salvei, e não um deus estranho entre vós. Vós sois minhas testemunhas, diz o Senhor, eu sou Deus desde toda eternidade. Ninguém poderia escapar de minha mão; quando executo, quem poderia destruir minha obra?"

Mt 3, 7

Passagem da pregação de João Batista: "Ao ver, porém, que muito dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura?" Fariseus e saduceus: Assim eram chamados os adeptos dos dois mais conhecidos partidos religiosos dos judeus. Aqueles reduziam o culto de Deus a puro formalismo. Os últimos recrutados principalmente entre os membros da aristocracia tinham-se afastado, em mais de um ponto, da doutrina tradicional judaica. Pergunto-lhes: Não presenciamos algo parecido nos dias de hoje?  Hoje vivemos o cristianismo, as duas principais linhas dessa crença são o catolicismo e o protestantismo. Será que hoje, o culto a Deus também não foi reduzido a puro formalismo? Outra coincidência, nós não vivemos o tempo da volta de Cristo, assim como na época de João Batista? A única diferença é que naquela época Cristo já estava em meio ao povo e hoje estamos próximos a sua volta.

Atualmente

O que é perceptível nos dias de hoje, que é visto desde os primórdios das religiões? A forte ligação política e com a classe dominante, isso nunca foi alterado. Até hoje, as Igrejas, sejam elas Católicas ou Protestantes, ainda apresentam isso e sem máscaras. Por parte da Igreja Católica, é inegável sua influência política, que é muito forte até os dias atuais, e isso, mesmo depois da separação entre Estado e Igreja, aliás, essa influência chega a ser assustadora.  Por parte das Igrejas Protestantes, o que se vê é o poder financeiro, como não tem a mesma força política do catolicismo se valeu muito da sua ligação com a classe dominante para tentar obter a mesma força que a Católica, mas por esse lado não obteve muito êxito, a não ser nos países de ética protestante, que são os países desenvolvidos, porém controla a classe dominante quase que monopolicamente, pois a ética Protestante vai a favor dos interesses dessa classe e isso dá enorme poder a ela. Enfim, até hoje as religiõe...

A Ética Paternalista Cristã

A Ética Paternalista Cristã serviu por muito tempo como o cimento moral da Europa medieval. Essa ética propunha que os homens que ocupassem posições de poder e possuíssem riquezas, protegessem os mais pobres. E esperava-se dos mais pobres que aceitassem sua posição na sociedade e se submetessem, de bom grado, à liderança dos ricos e poderosos. A ganância, a avareza, o egoísmo, a ânsia de acumular riquezas, enfim, todas as motivações materialistas e individualistas eram severamente condenadas. O homem individualista e ganancioso era considerado a antítese do homem bom. Os homens ricos honrados eram os que tinham consciência de que sua riqueza era dádiva de Deus. Assim sentiam-se moralmente obrigados a agir de modo paternalista, promovendo o bem-estar de seus semelhantes. Mas como sempre, os pobres eram oprimidos.

O Protestantismo

Martinho Lutero, um dos fundadores do Protestantismo: "punir, estrangular ou apunhalar... tempos extraordinários em que é digno do paraíso o príncipe que não teme derramamento de sangue, e não aquele que se entrega a orações". Isso foi o que Lutero escreveu em um panfleto intitulado Contra as Hordas Assassinas dos Camponeses. Suas exortações contribuíram para criar o clima que levou a nobreza, imbuída do sentimento de que cumpria uma grande missão religiosa, a massacrar cerca de cem mil camponeses. O protestantismo foi a principal causa da externalização do individualismo do ser humano, essa ética foi criada no interesse de apagar a Ética Paternalista Cristã (católica) e consolidar o capitalismo. Desde que essa ética foi aceita pela sociedade, as condições de vida das pessoas (mais pobres), foram de mal a pior, aumentaram os níveis de suicídios, prostituição e crimes. Isso tudo devido ao capitalismo que o protestantismo ajudou a consolidar.

Por quê?

Imagem
Amar a Deus sobre todas as coisas. Amar ao próximo como a ti mesmo. Foram os principais mandamentos que Cristo nos deixou. São duas coisas simples. E porque são tão difíceis de executar? Somos filhos de Deus, perante Ele somos irmãos, sendo assim, o mundo não deveria estar em paz? Por que de tantas guerras? É incrível a capacidade do ser humano de criar discórdias, de se deixar levar por interesses próprios. O individualismo, o egoísmo, o rancor... Sentimentos revoltantes, que só exprimem o lado sórdido do ser humano, até quando isso irá durar? Até quando teremos que suportar isso?

Blasfemia?

Imagem
Bom, qual a imagem que todas as religiões fazem de Cristo? Um homem branco, de cabelos compridos e olhos azuis ou castanhos, correto? Agora, posto aqui uma passagem da Bíblia e a partir desta, tirem suas conclusões. 1 Cor 11, 13-16 “Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher ore a Deus sem estar coberta com o véu? A própria natureza não vos ensina que é uma desonra para o homem usar cabelo comprido? Ao passo que é Glória para a mulher uma longa cabeleira, porque lhe foi dada como um véu. Se, no entanto, alguém quiser contestar, nós não temos tal costume e nem as igrejas de Deus.” Agora, observem os trechos grifados e reflitam: Será correta a imagem que todas as religiões fazem de Cristo? Será que não seria blasfêmia? Aliás, já que não sabemos a verdadeira face dele, é correto criar uma? Pensem...

Para refletir

O maior erro do homem na questão espiritual é se tornar religioso, deixar se levar por doutrinas humanas, criadas a partir de interesses próprios, esquecendo do que Deus realmente queria e quer se afastando da idéia central que Ele nos deixou. A Igreja é um espaço maravilhoso, onde as pessoas se reúnem em busca de um mesmo objetivo, se aproximar de Deus e ter comunhão com Ele, já a religião só tem promovido a discórdia entre os homens. Quantas vidas já foram ceifadas pela “Guerra Santa”? Observe o que acontece entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, só conflito... Um querendo ser superior ao outro, o outro querendo impor suas doutrinas ao um. É isso que Deus quer? Homens fazendo acepção de pessoas, humilhando e julgando o irmão, o que e isso? De um lado temos uns batendo nas mulheres, de outro adorando imagens, animais, outros cultuando o dinheiro, e daí por diante e até pior. Abram seus olhos, a religião não veio unir os povos e sim separar. Pare e pense.  

Discussão do asunto

Creio em Deus, não em religião   Esse link acima refere-se a minha comunidade no Orkut que é voltada para o debate acerca do assunto, a principal motivação da comunidade é promover a obtenção de conhecimentos históricos e Bíblicos, pregar as Escrituras e difundir a idéia da criação da visão crítica sobre as religiões e suas doutrinas. Nela são aceitas pessoas de todas as religiões e crenças, desde que seja para enriquecer os debates. 

Tg 1, 26-27

"Se alguém entre vós cuida ser religioso e não refreia a sua língua , mas engana o seu coração , a religião desse é vã . A religião pura e imaculada para com Deus Pai é esta : visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar- se da corrupção do mundo."

Significado do blog

Esse blog foi criado na expectativa de mostrar um ponto de vista que até hoje não é muito difundido, o fato de crer em Deus e não nas religiões. Bom, vou explicar o porquê desse meu pensamento e o motivo pelo qual estou querendo espalhar isso. Nasci e fui criado dentro do catolicismo como a grande maioria dos cristãos brasileiros, fiz a 1ª comunhão aos 9 anos e a Crisma aos 17, exerci o papel de coroinha durante pelo menos 10 anos, participava de todas as festas, enfim, era um católico praticante de coração. Mas criança cresce e indaga as coisas, dediquei algum tempo de minha vida (dos 15 aos 17 anos) aos estudos sobre as diversas religiões existentes hoje no Brasil. Li sobre as histórias (fundação, fundadores, local...), pensamentos, doutrinas, interpretação das Escrituras, visão de mundo e sobre outras religiões, etc. Resultado? Vi que  religião era um possível erro. Fui largando o catolicismo aos poucos, situação difícil, pois a mudança não é uma fase fácil de passar. Esse ano,...