Acerca da lei
Atos 21, 19- 21
"E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios.Romanos 7, 4- 7
E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios e apartaram-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei."
"Assim,meus irmãos, também estais vós mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos frutos para Deus.2 Coríntios 3, 6- 11
Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, obravam em nossos membros para darem fruto para morte.
Mas agora estamos livres da lei, pois morremos para aquilo e que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
Que diremos pois? É alei pecado? De modo nenhum: mas eu não conheci pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: não cobiçarás."
"O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata, e o espírito vivifica.Gálatas 4, 21- 31
E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do espírito?
Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
Porque também o que foi glorificado nessa parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória.
Porque, se o que era transitório foi para a glória, muito mais é em glória o que permanece."
"Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei?Gálatas 5, 1- 6
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
O que se entende por alegoria: porque estes são os dois concertos: um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
Ora esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde a Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz: esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos de solitária são mais do que os da que tem marido.
Más nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que era segundo o Espírito, assim é também agora.
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre."
"Estai pois firme na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a manter-vos debaixo do jugo da servidão.
Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei: da graça tendes caído.
Porque nós pelo espírito da fé aguardamos a esperança da justiça.
Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma; mas sim a fé que opera por caridade."
Gostei muito e é de grande importância uma postagem auto-explicativa como essa.
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